Projeto de Marketing Digital para Afiliados custo zero

 

Marketing Digital Para Afiliados.

Embora existam inúmeras formas de se projetar um negócio digital, a seguir apresentarei um projeto de marketing digital para afiliados com o custo zero, talvez não seja o mais fácil e nem o mais rápida, porém uma boa forma e diria que correta, logo mais você entenderá o porquê.

 

Foco nos blogs.

Sabemos que qualquer pessoa pode trabalhar com Marketing Digital para Afiliados e existem muitas maneiras de começar esse trabalho com o custo zero, um exemplo é começar pelas redes sociais, e-mail, entre outras…

Mas uma estratégia que considero boa para marketing digital para afiliados, é começar com um blog, e claro, ter todas as redes sociais enviando fluxo para o blog. Por que isso? Imagine que o blog é a sua casa e ninguém poderá lhe banir de lá, ao contrário, acontece com as redes sociais que mudam as regras a todo momento, sabemos que nossa audiência cresce mais rápido nas redes sociais, porém temos esse problema.

Agora imagine que você conquistou milhares de pessoas, e de uma hora para outra a rede social que você usa bloqueia sua conta, isso vêm acontecendo com frequência, hora porque você está anunciando algo, hora porque você cadastrou muitas pessoas rapidamente, enfim, eles mandam.

Perceba que isso não acontece nos blogs (seu blog é a sua casa), e digo mais, veremos um modo de começar seu negócio do zero, sem gastar nem com o blog, mas aconselho que você compre um domínio e contrate uma hospedagem mesmo que barata (evitando perder seu trabalho, as vezes de anos), pois o blog blogger gratuito é fornecido pelo Google.

Existem várias empresas de hospedagem com custo bom, cito a HostGator, que tem um plano chamado “M” com custo baixíssimo e você hospeda quantos site e e-mails quiser, pagando a mesma coisa.

 

Projeto de marketing digital para afiliados custo zero!

Primeiramente quero que você entenda os 5 pilares mais importantes para ter sucesso com marketing digital para afiliados.

1 – Ferramentas: Automatiza quase que todo processo e lhe proporciona tempo para pensar em mais estratégias.
2 – Tráfego de Qualidade: Imprescindível, sem tráfego de qualidade, sem conversões!
3 – Relacionamento: Com isso você ganha autoridade e credibilidade para gerar conversão e satisfação.
4 – Venda: A tão sonhada hora, mas não o mais importante.
5 – Pós-vendas: Junte isso ao relacionamento, será importantíssimo para gerar futuras conversões e conquistar cada vez mais autoridade.

 

Agora mostrarei as ferramentas que serão necessárias para criar um negócio on-line totalmente automático.

 

Blog:

Opção 1: Blog Blogger (grátis) disponibilizado pelo Google, basta ter um e-mail do Gmail.

Opção 2: Blog WordPress: Plataforma source code (código aberto), download grátis, porém precisa de hospedagem paga.
*Você gastará em torno de R$ 18,00 por mês (no plano anual) com hospedagem, e algumas hospedagens fornecem a instalação do WordPress. A HostGator é uma delas.

Apesar desse gasto mínimo você terá uma ferramenta poderosíssima em suas mãos, com vários plug-ins (aplicativos) grátis para facilitarem seu trabalho. Ex: plug-ins de estatísticas do blog, notificações, compartilhamento (você posta no blog e o post é automaticamente direcionado às suas redes sociais), botões de links para redes sociais, camufladores de links, formulários de contatos, squeeze pages (captura e agradecimento), SEO, entre outros milhares de plug-ins grátis.

Redes Sociais: usadas para gerar tráfego e interagir com os leads.

Facebook
YouTube
Instagram
G+
SnapChat
Linkedin
Entre outras…

AutoResponder: lista e sequência de e-mails automatizada

E-goi: em português brasileiro
Aweber
Wirelist

Plataformas de produtos e rentabilização: Citarei as 10 plataformas mais conhecidas, mas tem muito mais. Algumas dessas empresas pagam por cliques, outras pagam comissões por vendas de infoprofutos ou produtos físicos, enfim, cada uma tem seu modo de trabalho. O mais importante é que trabalhando dessa forma você não terá dor de cabeça com inadimplência, logística e outras pedras no sapato, que todos empresários tem.

Hotmart
Monetizze
Lomadee
Imagem Folheados
Zanox
Hotwords
ClickBank
CityAds
Google AdSense
Eduzz

Banco de imagens grátis: essencial para montar seus projetos de forma profissional, uma boa imagem vende o produto.

Pixabay.com
Unplash.com
Freeimage.com

Manipulador e gabaritos para imagens de redes sociais: proporciona um aspecto profissional para suas redes sociais.

Canva

Orientação para criar conteúdo e frases de cabeçalho (headline).

Google tendência
Google planejador de palavras chaves

Edição, gravação e formatação de vídeos:

A Tube – gravador de tela
Movie Maker – editor de vídeos
Format Factory – transforma extensões de vídeos para se adequarem ao YouTube, Vimeo…

Isca Digital:

Consiste em criar conteúdo digital e distribuí-lo gratuitamente em forma de Guia, E-book, Vídeo, entre outras formas. Você distribui esse material em troca do e-mail do cliente. O material pode falar sobre um problema e como solucioná-lo, é feito sempre com a intenção de esclarecer dúvidas e ajudar o cliente tomar decisões. Esse material pode ser elaborado por você mesmo e o custo da produção e distribuição é quase sempre zero, pois será feito por você e entregue via e-mail e redes sociais. O material pode ser entregue em PDF, vídeo, PowerPoint ou qualquer tipo de arquivo digital.

 

Pronto, todas as ferramentas necessárias para começar a trabalhar com marketing digital para afiliados estão citadas, agora vamos colocar as mãos na massa.

A sugestão passo a passo para esse projeto rodar, segue abaixo:

 

Etapa 1:

Construindo o projeto.

esquema projeto

1 – Escolha um nicho de mercado (de preferência que você conheça bem o assunto, pois você poderá esclarecer possíveis dúvidas dos clientes).

2 – Crie um blog com aparência atrativa.

3 – Crie as redes sociais (Facebook, G+, YouTube, Instagram… Recomendei as mais usadas, porém você faz quantas e quais quiser, só se atente em alimentá-las com conteúdo de qualidade).

4 – Escolha as formas de monetização (no começo, recomendo que você escolha uma empresa e divulgue no máximo 3 produtos).

5 – Escreva bons artigos (comece o blog com no mínimo 20 artigos, cada um com 600 palavras em média).

6 – Configure seu autoresponder e escreva alguns e-mails de relacionamento que serão enviados automaticamente (para começar, escreva uns 10 e-mails, para cada 4 e-mails de relacionamento, 1 um oferecendo um produto).

7 – Crie uma lista de e-mail. Veja abaixo em –> Iscas Digitais.

8 – Crie sua isca digital (uma ou mais). Veja abaixo em –> Iscas Digitais.

 

Etapa 2:

Divulgando e gerando tráfego.

1 – Coloque uma ou duas iscas digitais em seu blog.

2 – Faça um SEO fantástico para seu blog, é necessário ter conhecimento técnico, porém se você optar por usar a plataforma WordPress, ela disponibiliza um excelente plugin que o auxilia na configuração do SEO. E grátis. (plugin: Yoast SEO)

3 – Insira botões de compartilhamento das redes sociais em seu blog.

4 – Ofereça diretamente um ou dois produtos em seu blog através de banners (sugestão, não ofereça muitos produtos diretamente).

5 – Poste vídeos no YouTube com frequência mínima de duas vezes por semana e ofereça o link do seu blog para pegarem a isca digital.

6 – Poste nas redes sociais e igual no YouTube, ofereça a isca digital através do blog (tome cuidado para não ser muito direto, pois corre o risco da rede social bloquear sua conta, lembra do que falamos no começo?).

7 – Participe de grupos relacionados ao seu nicho nas redes sociais.

8 – Poste em suas redes sociais particulares (mas não seja incisivo, faça discretamente).

9 – Responda perguntas no Yahoo Respostas e deixe seu link de afiliado, é importante que sua resposta seja de qualidade, nesse caso ela ficará em primeiro lugar com grande possibilidade de aparecer na primeira página do Google quando alguém buscar pelo assunto.

10 – Assine seus e-mails com os links do seu blog e das suas redes sociais.

11 – Participe de fóruns relacionados.

 

Etapa 3:

Funcionamento.

Agora chegou a hora de colocar o projeto para rodar, e para isso seguiremos os passos abaixo. Só um lembrete: esse é um esboço de um projeto de marketing digital, sendo assim, devemos considerar mais humanas do que exatas, e sim, como todo projeto existirá ajustes no meio do caminho, isso vai depender de vários fatores que só identificaremos quando estiver rodando.

1 – Assim que o blog estiver no ar, já com os posts e sendo alimentado frequentemente, ele aparecerá na primeira página do Google esporadicamente, e quanto mais posts com qualidade tiver, mais o Google enxergará seu blog e por consequência o seu ranking aumentará.

2 – Os posts devem conter seus links de afiliados de uma forma sútil. Ex: coloque o link no meio dos parágrafos, falando assim: “tal produto pode te ajudar e descreve alguma qualidade do produto”, acho interessante inserir ao fim do post também. Daí ele pode comprar ou não, mas o importante é que o cliente está no seu blog, com isso você vai ganhando autoridade.

3 – Uma vez que o cliente está no seu blog, você terá muitas oportunidades de oferecer produtos, além de existir grande possibilidade de ele assinar a lista para pegar a isca digital, as vezes isso é melhor do que vender, porque quando ele fornece o e-mail, você tem a oportunidade de manter um bom relacionamento.

4 – Agora entra o autoresponder, como já vimos acima o autoresponder estará programado para enviar e-mails automaticamente, no instante que o cliente se cadastrar já recebe sua recompensa (isca digital), em seguida recebe um e-mail de boas-vindas (não ofereça produtos nos primeiros e-mails), consequentemente receberá os outros e-mails programados com espaçamento de 2 a 7 dias, com isso, o cliente ganha confiança no produto/serviço ofertado e vai tirando dúvidas,  você ganha credibilidade e a possibilidade de venda aumenta.

 

Obs: funcionamento da isca digital + auto-responder + lista de e-mails + sequência de e-mails.

Você criará uma página de captura com formulário de e-mail, vinculado à uma lista de e-mail (armazenada no auto-responder), assim que o cliente inserir o e-mail nesse formulário, o e-mail vai automaticamente para a lista e ele já recebe a recompensa (isca digital) no e-mail dele, em seguida o auto responder começa a funcionar conforme a sua programação.

 

O mais importante para trabalhar com marketing digital para afiliados é não parar de divulgar e postar, as duas coisas você pode fazer gratuitamente e garantirá o seu crescimento.

 

Nota: Não somos contra anúncios pagos, nós fazemos e recomendamos que você também faça, caso você queira investir um pouco, sugerimos que faça anúncios no Facebook Ads, Google AdWords, Bing, agregadores de links, banners em sites/blogs, entre outros.

 

Se você quiser se aprofundar no assunto, clique aqui e assista o vídeo do treinamento.

 

Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário.

Um grande abraço e boa sorte!

 

Quer receber conteúdo exclusivo?

Coloque seu e-mail ao lado e
clique em "Eu quero"

 

Hospede seu site/blog na HostGator, desde 2002 no mercado, planos a partir de R$ 11,90. Confira.

Aprenda como trabalhar em casa a partir da internet com o treinamento Máquina de Vendas Online.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *